EVENTO

O Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em convênio com o Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universitat de Barcelona gostaria de convidá-lo a participar do Congresso USP|Barcelona 2018 (IX Encontro Internacional de Hepatologia, IV Congresso Internacional de Gastroenterologia e o I Simpósio Multiprofissional em Gastroenterologia e Hepatologia Clínica), que acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto de 2018, em São Paulo.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, localizado numa região privilegiada tanto pela proximidade com a Faculdade de Medicina, quanto pelas facilidades de transporte, de hospedagem e de alimentação disponíveis.

O evento terá concomitantemente 2 cursos práticos: Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia-Elastografia Hepática.

Programa Preliminar

Pré-congresso: III Fórum sobre Câncer Precoce de Esôfago, Estômago e Cólon na terça-feira, 28 de agosto de 2018
O período da manhã está reservado para duas conferências e quatro casos ao vivo, sobre endoscopia e colonoscopia com melhoramento de imagem (alta definição, cromoscopia eletrônica e magnificação) e a tarde sessões com casos clínicos interativos com a plateia.

Programamos mais um dia de Treinamento Hands On.

II Hands on Ultrassonografia-Elastografia hepática

A ultrassonografia é reconhecida como o “estetoscópio do clínico”, mas a sua aplicação prática no nosso meio ainda é muito limitada. Por outro lado, os equipamentos de ultrassonografia vêm incorporando à ferramenta por elastografia, um real e significativo avanço na Hepatologia, ao oferecer melhor padronização quantitativa da fibrose hepática, pela medida da velocidade da onda transversal do ultrassom. Desta forma, este curso propõe difundir a metodologia por ultrassonografia hepático, de forma facilitada e, com foco clínico pontual. Permitirá compartilhar a experiência do serviço, em diferentes equipamentos de elastografia, com mais de cinco mil ricos casos de variadas etiologias e gravidades, dos 20 ambulatórios de hepatopatias da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, do HCFMUSP.

O modelo de ensino é intensivo, com aulas teóricas e práticas, com casos reais, de pacientes dos nossos ambulatórios, selecionados e com participação voluntária, para treinamento multidisciplinar, no Centro de Diagnóstico Gastroenterologia – Hospital das Clínicas, oferecendo ensino dinâmico e interativo em Ultrassonografia qualitativa e quantitativa, a base da elastografia.

› Ver Programação Completa

I Simpósio Multiprofissional em Gastroenterologia e Hepatologia Clínica

O 1º Simpósio Multiprofissional contará com a presença de palestrantes com vasta experiência em Gastroenterologia e Hepatologia clínica das mais diversas áreas de atuação integrando os pontos de vista de Médicos Clínicos e Patologistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Farmacêuticos, Assistentes Sociais e Psicólogos.

Abordaremos os principais temas no âmbito da Cirrose, Hepatites Virais, Doenças Inflamatórias Intestinais, Terapia Nutricional Parenteral e aspectos de Gestão e Organização dos Serviços Especializados em Gastroenterologia.

› Ver Programação Completa

Palestrantes internacionais
› Avanços na Endoscopia: Prof. Josep Llach
› Avanços na Doença Inflamatória Intestinal: Profa. Ingrid Ordas
› Avanços na prevenção do Câncer Colorretal: Profa. Leticia Moreira
› Avanços na hepatite autoimune: Prof. Albert Pares
› Avanços no Transplante Hepático: Prof. Miquel Navasa